TV UFMA promove “A Solidão de Dom Quixote”, com Urias de Oliveira.

O espetáculo, gratuito, será realizado neste sábado (29), às 17h, na Praça da Faustina, Centro Histórico de São Luís.

A TV Universitária da Universidade Federal do Maranhão, TV UFMA, promove o espetáculo teatral “A Solidão de Dom Quixote”, com o ator maranhense Urias de Oliveira. O evento, aberto ao público, ocorre neste sábado, 29, às 17h, na Praça da Faustina – Centro Histórico de São Luís. A encenação que envolve o público revela uma sabedoria quixotesca, inspirada em Dom Quixote de La Mancha, cavaleiro da triste figura, que saiu pelo mundo defendendo sentimentos como o amor e a liberdade que serviram de inspiração para que o ator mergulhasse na temática da solidão em suas várias dimensões sociais.

“A criação do espetáculo-performance se deu no período entre 2008 e 2010 durante minhas estadia na Europa, mais precisamente durante a residência artística no museu Macuf, na cidade de La Coruña, na Galícia-Espanha, onde eu estava ministrando a oficina corpo brincante: instrumento de criação. A forma do espetáculo foi pensada para um contato direto com a plateia, de modo que os espectadores fossem elementos atuantes e eu estivesse o mais próximo possível das pessoas.” – afirma o ator e idealizador da peça, Urias de Oliveira.

A performance é o fio condutor de um documentário sobre Teatro que está em fase de produção pela TV UFMA, no projeto Ponto DOC, e que tem por objetivo registrar e mostrar o panorama teatral da cidade.

“Ponto Doc é um programa seriado do formato documentário,  que tem como objetivo produzir a maior quantidade de informações sobre um determinado tema. O programa visa discutir problemas da realidade, levantar questões, esclarecer processos ou simplesmente contar uma história. As temáticas são diversas, sendo assim, um programa de conteúdo variado. Por exemplo, a primeira temporada foi organizada em 9 episódios, sendo 3 episódios para cada tema. O primeiro tema abordado foi transplantes de rins no Maranhão; o segundo, o cenário teatral da cidade e, o terceiro, é o processo de envelhecimento do ser humano na atualidade. Os temas são definidos pela equipe do Jornalismo da TV UFMA, como também podem ser sugeridos por pesquisadores, instituições ou pelo público”, ressalta a Diretora de Imagem da TV UFMA, Nadia Biondo.

Professores, espaços teatrais, atores iniciantes e personalidades fortes do teatro maranhense irão compor o documentário Ponto Doc, que será exibido pela TV UFMA no canal 16.1.

10338251_10203748480769180_2393324954175215812_n

10489774_10203748419447647_6404603354782195867_n

urias

Urias de Oliveira em “A Solidão de Dom Quixote”