Série “Olhares da Ciência” é lançada, em evento, no DAC

O primeiro episódio da série foi exibido e levou emoção ao público presente

São Luís – O evento de lançamento do primeiro documentário da série Olhares da Ciência, uma parceria entre TV UFMA e Fapema, foi realizado ontem  (16), no Cine Teatro Aldo Leite, no Palacete Gentil Braga (DAC). A cerimônia teve início com o discurso da bolsista Tatiana Nahuz, que descreveu a importância do projeto para sua experiência profissional, bem como para o engrandecimento da TV UFMA. Em seguida tomou a palavra o professor coordenador do projeto Carlos Benalves, que citou dados estatísticos do projeto e dados da produção audiovisual. Na sequência, representando a direção geral da TV UFMA, o professor Silvano Bezerra, destacou a importância da parceria com a Fapema e, também, o grande tempo de discussão para que o projeto viesse a ser implementado. O diretor presidente da Fapema, Alex Oliveira, complementou a importância da parceria com a TV UFMA e enfatizou a importância da negociação duradoura para o início do projeto. Por fim, o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFMA, professor Allan Kardec, ressaltou a importância dessa parceria com uma instituição de âmbito federal e outra de âmbito estadual, fortalecendo as relações em torno das pesquisas acadêmicas, no Estado do Maranhão.

A nova produção faz parte do projeto de extensão e divulgação científica pesquisa e inovação, composto por dois produtos audiovisuais (14 reportagens e sendo finalizado agora com 10 documentários de aproximadamente 15 minutos cada), que abordam a divulgação científica com foco nos pesquisadores maranhenses e na importância da pesquisa acadêmica para a sociedade.

Segundo o Diretor Presidente da Fapema, Alex Oliveira de Souza, todo o processo do projeto foi gratificante e inovador, na medida em que foi conseguido conduzir um diferencial em torno da divulgação científica que é extremamente necessária para a sociedade. Para ele, a parceria com a TV UFMA foi produtiva e fundamental para comunicar os resultados obtidos sobre a pesquisa científica, através da televisão e das redes sociais.

A equipe do Interação Ciência contou com coordenação geral do prof. Dr. Silvano Bezerra, orientação dos coordenadores docentes Carlos Benalves e Rose Ferreira (da UFMA) e a coordenadora técnica do projeto, Poliana Sales. Além de também três recém-graduados e seis graduandos. Segundo Tatiana Nahuz, editora do programa, “a oportunidade de elaborar um projeto tão grande com recém-formados e graduandos foi para toda a equipe uma oportunidade única”.

De acordo com o coordenador do Interação Ciência, o prof. Carlos Benalves, as expectativas futuras para o projeto são boas, pois a parceria com a Fapema terá continuidade e em breve novos episódios serão produzidos, dando continuidade ao trabalho de divulgação de pesquisas científicas.

Fique atento a programação da TV UFMA, pois o primeiro documentário da série Olhares da Ciência será exibido, em breve, no canal da TV UFMA e também será disponibilizado no youtube.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *