_dsc1923

Quando iniciamos os estudos e projetos visando à instalação da TV UFMA, baseamos nossas ações num quadro atualizado das TVs universitárias brasileiras. Por meio desse quadro, percebemos a necessidade de implantar uma emissora universitária diferenciada da maioria, que estivesse atenta às transformações pelas quais passa o sistema televisual nacional, para atender aos propósitos educacionais que interessam a uma emissora pública universitária. Pra nós, é ponto pacífico que quanto mais bem aparelhados, teríamos condições de cumprir com eficiência o maior de nossos objetivos institucionais: formar, e formar com qualidade.

E esta é a intenção da TV UFMA: formar, com os melhores recursos técnicos, tecnológicos e humanos, os nossos estudantes de diversas áreas, em especial os de Comunicação Social, e levar “as vozes” da Universidade Federal do Maranhão para além dos muros da academia, através de nossos programas, a fim de auxiliar na construção consciente e refletida da sociedade e do estado que desejamos.

Assim foi edificada a Televisão da Universidade Federal do Maranhão, uma emissora moderna, dimensionada em todos os aspectos para ser um poderoso agente comunicador, que ajude a transformar a vida de nossos irmãos maranhenses. A emissora vai produzir e veicular uma grade de programas e produtos audiovisuais educativos que introduzam assuntos de interesse da coletivo, e que respeitem a diversidade social, cultural, étnica e religiosa brasileira.

Incluem-se, entre as políticas da TV UFMA, promover e fomentar a produção audiovisual, valorizar a cultura regional, brasileira e latina como um todo, bem como estender o contato com países de língua portuguesa, de modo a ampliar as vias para a democratização da informação e do conhecimento.

Além disso, a emissora pretende ser um campo fértil para pesquisas e experimentações em diversas áreas, como engenharia de sistemas, design, educação, artes, comunicação, teatro, música etc., bem como vem oferecendo cursos, workshops e capacitações ao corpo acadêmico da IES visando à formação em áreas relacionadas à produção em TV e às TICs. Por isso, a TV UFMA surge como mais um braço de comunicação de nossa IES, que fará de seus instrumentos tecnológicos de ponta um poderoso aliado da formação acadêmica, da expansão das oportunidades de enriquecimento intelectual e profissional para a sociedade ludovicense.

Silvano Alves Bezerra da Silva

Diretor da TV UFMA