O ato de pesquisar mais do que uma complementação ao aprendizado de um estudante e/ou pesquisador, também representa um instrumento na construção de diretrizes para beneficiar a sociedade em diferentes perspectivas. No entanto, a falta de divulgação de resultados provenientes das pesquisas pode se constituir como ausência de diálogo entre comunidade científica e a sociedade. Na intenção de amenizar esse déficit na difusão científica no Estado, que a TV UFMA e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), se unirão em um projeto chamado Interação Ciência, visando divulgar a aplicabilidade dos projetos científicos desenvolvidos no Maranhão por meio de produção audiovisual. O objetivo do programa é ser um canal de comunicação entre as pesquisas realizadas no Maranhão e a realidade da comunidade local.

O Projeto se configura na produção de 30 programas de televisão, sendo 10 episódios de em formato documental e 20 reportagem, que tem como objetivo despertar o interesse da sociedade no que tange a aplicação das pesquisas maranhenses. Além disso, conteúdos complementares serão veiculados nas plataformas digitais oficiais da TV UFMA. Segundo o Diretor Presidente da Fapema, Alex Oliveira, os resultados desse projeto serão importantes para que a sociedade conheça o que vem sendo produzido e assim se fortaleça o apoio a essas pesquisas. “Existem muitas pesquisas que ainda precisam de muito apoio e reconhecimento quanto ao que vem se produzindo, daí a importância da produção e programas como este”, afirma.

Um conjunto de trocas de experiências é o que configura a equipe do Interação Ciência. Formado por 3 recém graduados e 6 graduandos, sob a orientação de três professores. A coordenadora de projetos da TV, Poliana Sales destacou essa iniciativa como sendo uma concretização do slogan da TV UFMA. “A TV universitária tem o papel de formadora. E o objetivo dessa proposta para formar a equipe é proporcionar aos graduandos a oportunidade de estarem vinculados a um projeto na instituição, e aos recém-graduados de obterem uma formação complementar, experiências para o mercado que estão adentrando” explica.

O primeiro programa da série de reportagens estreia na quinta-feira, 13 de julho. As exibições serão quinzenais, e cada programa abordará, de forma simples e com linguagem acessível, as produções científicas com aplicabilidade social, desenvolvidos pelas instituições de ensino superior públicas do Maranhão (UFMA, IFMA, e UEMA). Como complementação ao que será exibido na TV, será produzido para as redes sociais da emissora um quadro complementar, que pretende acrescentar as reportagens, conteúdos que tragam mais informações ao público.

Fonte: Jeane Silva

1 thought on “Programa de Divulgação Científica em parceria entre TV UFMA e FAPEMA estreia em julho”