Polícia Militar do Maranhão faz visita técnica a TV UFMA

Passagem foi marcada por uma aula prática nos bastidores da emissora

São Luis – A turma do Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (CEGESP) fez uma visita à TV UFMA,  na manhã de sexta-feira (27), para uma aula prática da disciplina de Comunicação e Media Training.

A pós-graduação lato sensu é voltada para os oficiais intermediários da Polícia Militar do Maranhão, e conta com 17 disciplinas, somando 480 horas de carga horária presencial. Ao todo, são 27 capitães que iniciaram o curso para conseguir a patente de major, sendo 26 do Maranhão e 1 do Mato Grosso do Sul.

“Esse tipo de atividade (prática) permite que a temática trabalhada em sala de aula (Media Training) tenha melhor compreensão e propicia um relacionamento positivo entre a Segurança Pública e os veículos de Comunicação. É, também, uma oportunidade para ampliar o conhecimento sobre questões interdisciplinares, o que deixa o oficial mais preparado” – Luiziane Saraiva, professora da disciplina de Comunicação e Media Training.

A Capitã da Polícia Militar do Maranhão, Nathalia Batista, destacou a importância da relação entre as instituições: “A aproximação entre a Polícia Militar e os veículos de comunicação é extremamente importante. A PM presta um serviço público e estamos aqui para esclarecer ao máximo a sociedade como funciona o nosso trabalho, tentar ajudá-la a lidar com a própria segurança e a segurança das outras pessoas. Então é extremamente benéfico e importante essa aproximação.”

O objetivo do curso é ampliar e melhorar as competências dos profissionais e, também, colaborar com a sociedade e aportes das políticas de segurança pública da Polícia Militar do Maranhão, por meio da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD), da unidade de ensino superior da corporação, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O Capitão Fróes da Polícia Militar do Maranhão ressaltou a importância da visita a TV Universitária: “Uma experiência super válida, super rica pra gente. Nós na verdade somos alunos de um curso de especialização, que é feito em parceria entre a Polícia Militar e a Universidade Federal. Foi super gratificante poder visitar, conhecer, ver o outro lado da moeda digamos assim.  Já vemos basicamente em campo a atuação dos repórteres, cinegrafistas, mas  não tinha essa ideia tão bem explicada, tão bem esmiuçada como nós tivemos hoje de como a notícia nasce, como a matéria é produzida, quais são os passos necessários para ir ao ar. Toda a preocupação jornalística que existe por trás disso, de checagem de fontes, da veracidade das informações, então deu para ver a seriedade do processo. E a quantidade de profissionais necessários, para que essa informação chegue com qualidade e com verdade para os telespectadores e pra população em geral”.

A TV UFMA é transmitida pelo canal 16.1 da TV Digital, ou canal 16 da TVN. Na internet, a transmissão, ao vivo, é realizada pelo site: tvufma.ufma.br, ou através do aplicativo da TV, disponível na Play Store.

*Colaboração ASCOM UFMA