Interação Ciência aproxima instituições de pesquisa

Parceria entre TV UFMA e FAPEMA discute temas acadêmicos

São Luís – Fruto da cooperação entre a TV UFMA e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), o programa Interação Ciência vem desvendando novas fontes de estudo científico, no Maranhão. Com uma proposta voltada para abordar projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos por instituições de ensino superior públicas do Maranhão (UFMA, IFMA E UEMA), o programa vem estreitando o relacionamento entre diversas instituições do estado.

O convênio com a FAPEMA possibilita a sustentação do projeto, já que a instituição fornece bolsas a estagiários, bem como a oportunidade de aprendizado a recém-graduados. A equipe possui coordenação geral do prof. Dr. Silvano Bezerra, e é orientada pelos coordenadores docentes Carlos Benalves e Rose Ferreira (da UFMA) e pela coordenadora técnica, Poliana Sales (Estácio de Sá). Além deles, três recém-graduados e seis graduandos fazem parte do grupo de colaboradores do Interação Ciência. Segundo o Diretor Presidente da Fapema, Alex Oliveira de Souza “a ciência vai estar sempre se aprofundando, pois nós temos uma discrepância muito grande no Brasil, mas ela é menor onde há mais desenvolvimento científico-tecnológico”, explicou.

Para a equipe que compõe o programa, o trabalho em sua elaboração tem sido de muita importância, já que proporciona muito aprendizado e agrega à vida profissional dos estudantes. Até o momento já foram produzidas 14 reportagens e o documentário está em fase de pré-produção. Segundo a produtora do Interação Ciência, Letícia Mourão, a possibilidade de fazer um programa com mais tempo, permite que consigam ter um cuidado maior na elaboração de suas reportagens, “a gente produz algo de forma mais lenta, porque se fosse o caso de já estarmos no mercado de trabalho isso não seria possível, pois seria muito mais apressado, então não poderíamos ter esse cuidado maior, é como se estivéssemos produzindo reportagens especiais”, disse.

Segundo a coordenadora técnica do Interação Ciência, Poliana Sales, a ideia da comunicação entre as pesquisas realizadas no Maranhão e a realidade da comunidade local tem sido colocada em prática através de técnicas de aproximação entre o telespectador e o conteúdo produzido. As entrevistas buscam aprofundar determinados temas com uma linguagem mais simples de modo a aumentar a compreensão dos assuntos abordados, despertando um olhar diferenciado sobre a pesquisa acadêmica. Os temas do Interação Ciência abordam temáticas variadas, tais como: Desenvolvimento Econômico, Igualdade Racial e de Gênero, além de outros assuntos atuais como: Startups e Empresas Juniores, proporcionando uma diversidade de conteúdos midiatizados.

A TV UFMA começa a ampliar a experiência na elaboração de projetos fomentados por leis de incentivo à cultura. Essa produção audiovisual é o quinto projeto da emissora em parceria com instituições públicas. De acordo o Diretor Geral da TV UFMA, prof. Dr. Silvano Alves Bezerra da Silva, as vantagens do programa são tanto para a realidade local do Maranhão quanto para de outros estados, já que as temáticas abordadas nos episódios do programa ajudam a passar informações e mostram avanços que favorecem a sociedade. Segundo ele, “o Interação Ciência é voltado diretamente para o interesse público, mostrando o que a ciência está fazendo para resolver os problemas dos maranhenses. É o conhecimento ajudando na manutenção da vida, a melhorar a vida, a contribuir para que estejamos todos os dias melhorando a existência”, afirma.

Exibição

O primeiro programa do Interação Ciência estreou no dia 13 de julho de 2017 e trouxe a proposta de ser um projeto audiovisual pioneiro para  televisão maranhense, com o objetivo principal de popularizar a divulgação científica. A periodicidade é quinzenal, e os formatos são compostos por 20 reportagens, com duração média de 7 minutos cada uma e, além disso, será produzido um documentário, composto por 10 episódios. A divulgação do projeto é realizada nas redes sociais da TV UFMA: no Facebook, Instagram e YouTube. O programa vai ao ar todas às quintas-feiras, às 17h15min. O Interação Ciência é exibido, ao vivo, e também é reprisado semanalmente pela emissora. Além da exibição na TV, são feitas entradas, ao vivo, no Facebook, às quintas-feiras, às 11h30, com os entrevistados da semana para abordar assuntos complementares e relacionados ao tema.