Centenário do maranhense, Josué Montello, é inspiração para o programa Entreletras

Vida e obra do escritor serão retratadas pela TV UFMA em cinco episódios

São Luís – O programa da TV UFMA sobre o gênero literário “Entreletras” estreará no dia 21 de agosto, às 18h10, a minissérie sobre Josué Montello (1917-2006). A data escolhida para abrir o seriado marca o centenário do nascimento do escritor que se tornou referência na literatura brasileira do século XX. Cada episódio terá 20 minutos de duração e irá ao ar todas as segundas-feiras.

O primeiro episódio buscará respostas para a pergunta: Quem foi Josué Montello? Parentes, amigos e pessoas próximas irão revelar uma história repleta de curiosidades sobre a intimidade do jornalista. Contempla a biografia do escritor referente aos seus anos iniciais, casamento e a sua eleição para membro da AML, além do início da sua produção literária até a publicação do seu quinto romance, “Degraus do Paraíso”. O escritor é autor de obras como “Os tambores de São Luís”, “Noite sobre Alcântara” e “Cais da Sagração”, livros com destaque na literatura maranhense e brasileira.

No segundo episódio, a proposta será retratar a vida de Josué na política, na UFMA, e em outras produções literárias. No primeiro programa, irão ao ar entrevistas com Phelipe Andrés, Membro da Academia Maranhense de Letras, e que conviveu com Josué Montello; Benedito Buzar, diretor da AML, e Arlete Machado, ex-secretária de Cultura e amiga pessoal do autor.

Programação e datas

O programa está previsto para ir ao ar, de 21 de agosto a 18 de setembro, todas às segundas-feiras, às 18h10min.

História

Josué Montello (J. de Souza M.), jornalista, professor, romancista, cronista, ensaísta, historiador, orador, teatrólogo e memorialista, nasceu em São Luís do Maranhão, em 21 de agosto de 1917, onde passou sua infância e juventude. No começo de 1936, mudou-se para Belém, dali saiu com destino ao Rio de Janeiro, em dezembro do mesmo ano. Filho de Antônio Bernardo Montello, de origem italiana, e de Mância de Souza Montello, de origem portuguesa.

Acumulou uma coleção de títulos e funções, entre eles o de Reitor da Universidade Federal do Maranhão. Foi considerado um clássico de nossa literatura com muitos livros traduzidos no exterior, bem como versões cinematográficas de duas de suas novelas.

Foi agraciado com 12 prêmios literários, um Fardão de Imortal da Academia Brasileira de Letras, no dia 4 de julho de 1955, ocupando a cadeira nº 29, fundada por Arthur Azevedo e que tem como patrono Martins Pena. Foi recepcionado por Viriato Corrêa. Membro da Academia Maranhense de Letras desde 1948 e sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.

Ocupou o cargo de presidente da Academia Brasileira de Letras, eleito em 09 de dezembro de 1993, onde tomou posse no dia 16 de dezembro, permanecendo até dezembro de 1995. Faleceu em 15 de março de 2006, aos 88 anos, no Rio de Janeiro, onde vivia. Seu corpo está enterrado no cemitério São João Batista, naquela capital.

As comemorações continuarão durante o mês de agosto, entre os dias 21 e 25, com palestras e visitas guiadas ao acervo da Casa de Cultura Josué Montello, localizada na Rua das Hortas, no Centro de São Luís.

Não perca a estreia do programa Entreletras com a vida e obra de Josué Montello. A TV UFMA ainda realizará um sorteio de um livro de Josué Montello pelas redes sociais. Os usuários interessados em participar devem gravar um vídeo de até 1 minuto, contando sua relação com a literatura, e depois enviar pelo Messenger do Facebook da TV UFMA.

*Informações concedidas pela Ascom da UFMA com adaptação do Núcleo de Imprensa da TV UFMA.