A TV UFMA completa dois anos no dia 07 de outubro

Desde o seu nascimento, a emissora se propõe a ser um diferencial na formação dos estudantes

 

São Luís – Há seis anos se iniciava uma luta diária dentro da Universidade Federal do Maranhão pela criação de um veículo de comunicação que pudesse fazer a diferença na formação e na vida dos estudantes de alguns cursos da instituição. Com esse intuito, e, também, buscando ser a representação da imagem e da voz de todo um povo – ao fugir do viés comercial imposto por outros veículos audiovisuais locais – a TV UFMA está orgulhosamente em festa nesse mês de outubro para comemorar o aniversário de 2 anos de existência, desde a data de sua inauguração oficial.

Hoje o veículo conta com uma equipe jovem e talentosa e mais da metade da equipe é composta por estudantes dos cursos da UFMA. A TV põe no ar uma programação variada, rica e reflexiva sobre assuntos complexos e diários da sociedade ludovicense, dividida entre: jornalismo, produções autorais, além de programas da cabeça de rede a TV Cultura.

O diretor da TV UFMA, Silvano Bezerra, destacou a competência da equipe que vem se superando a cada novo obstáculo e a importância de uma comunicação mais dinâmica com o telespectador e aproveitou o evento de comemoração para lançar o novo aplicativo da TVUFMA. “Durante esses dois anos, percebemos uma equipe mais empenhada, que busca sempre aprimorar em seus trabalhos. Constatamos que a TV UFMA é um excelente laboratório para estudantes e profissionais e, ainda, um difusor da cultura e da ciência na vida do telespectador. O aplicativo vem para completar todo esse trabalho junto ao usuário, que poderá interagir mais ativamente e em tempo real na programação da TV”, disse.

Em agosto de 2016 a emissora se tornou a nova afiliada da TV Cultura. O Termo de Cooperação entre as duas instituições foi oficializado. Por meio do termo, a TV UFMA se comprometeu a exibir parte da grade de programação da TV Cultura em horários à sua escolha, a fornecer produção local e a adequar sua grade de programação ao fluxo obrigatório da emissora nacional, como o horário eleitoral. “A TV Cultura tem uma programação muito rica, principalmente para o público infanto juvenil. Estamos buscando aumentar nosso leque de parcerias para atender outros públicos, afinal somos uma emissora universitária”, informou Silvano Bezerra, diretor da TV UFMA.

A instituição ainda firmou parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pela qual exibe o programa “#Confirma”, que aborda temas ligados à Justiça Eleitoral com a linguagem das redes sociais. Tem também a parceria com a Televisión América Latina (TAL), rede com aproximadamente 260 emissoras, em maioria da América Latina e América Central, que promove o intercâmbio de produção entre as filiadas. No ano de 2017, a TV UFMA estabeleceu uma parceria com a FAPEMA, para produzir o programa Interação Ciência, entre outros produtos audiovisuais.

A estrutura da televisão está organizada em núcleos de trabalho. Os núcleos de Jornalismo e Produção estão à frente das produções audiovisuais propriamente ditas. Além do núcleo de jornalismo e de produção, a TV UFMA também possui um núcleo de Relações Públicas e Marketing (responsável pelas redes sociais e novas parcerias); um Núcleo de Imprensa (responsável pelo site da TV e pelo contato com a imprensa); um Núcleo de Tradução (responsável por parcerias internacionais); um Núcleo de projetos (responsável pela elaboração de projetos especiais de fomento através das leis de incentivo a cultura e audiovisual); um Núcleo de Direção técnica, Som e Secretaria (responsáveis pelo gerenciamento técnico, de áudio e de secretariado da TV); e, também, um Núcleo de Programação e Master (responsável por todo o gerenciamento de grade de programação da TV UFMA).

Quando iniciamos os estudos e projetos visando à instalação da TV UFMA, baseamos nossas ações num quadro atualizado das TVs universitárias brasileiras. Por meio desse quadro, percebemos a necessidade de implantar uma emissora universitária diferenciada da maioria, que estivesse atenta às transformações pelas quais passa o sistema televisual nacional, para atender aos propósitos educacionais que interessam a uma emissora pública universitária. Pra nós, é ponto pacífico que quanto mais bem aparelhados, teríamos condições de cumprir com eficiência o maior de nossos objetivos institucionais: formar, e formar com qualidade”, destacou Silvano Bezerra, diretor da TV UFMA.

“A universidade se alegra com toda a equipe que desenvolve os trabalhos da TV UFMA, principalmente porque ela é pioneira no Estado. A qualidade do trabalho desenvolvido pela emissora em todo o Brasil é significativo e reconhecido pela forma criativa com que as produções são feitas. E é importante ter esse espaço em que os alunos do curso de Comunicação e afins possam trabalhar e interagir com profissionais”, destacou a chefe de Gabinete, Iran de Maria Leitão.

Recentemente ocorreu a mudança do canal 54.1 para o canal 16.1. Com a mudança, aumentou o alcance da emissora em aproximadamente 15%, e, também, está prevista a melhora de todos os seus parâmetros, o que possibilitou um avanço na qualidade do sinal, refletindo em melhor som e imagem.

De acordo com o Engenheiro Eletrônico da TV UFMA, Luiz Moraes Costa, a amplitude do sinal foi aumentada e novos municípios já podem acompanhar a TV UFMA “Estávamos com o canal 54 cerca de 50km em torno da televisão, agora no canal 16 aumentamos para 60 km” – ressaltou.

A missão da TV UFMA é formar, com os melhores recursos técnicos, tecnológicos e humanos, os nossos estudantes de diversas áreas, em especial os de Comunicação Social, e levar “as vozes” da Universidade Federal do Maranhão para além dos muros da academia, através de nossos programas, a fim de auxiliar na construção consciente e refletida da sociedade e do estado que desejamos.

Esteve presente, ainda, na comemoração de dois anos da TV UFMA, o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira para representar uma parceria fundamental na divulgação da pesquisa científica.

Desejamos a TV UFMA sucesso em sua caminhada e muitos anos de vida pela frente!

 

 

 

 

 

 

*Colaboração: ASCOM UFMA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *